FORTUNE RESIDENCE

Rua Haddock Lobo, 804

01414-000 - São Paulo - SP

+55 11 3894-4040

Siga-nos no Facebook

LANDMARK RESIDENCE

Alameda Jaú, 1607

01420-002 - São Paulo - SP

+55 11 3087-8600

Siga-nos no Facebook

Residence Flats

Duas ótimas opções de hospedagem na região da Avenida Paulista, no coração do Jardins.  

Cadastre seus dados e fique por dentro da agenda paulistana

© 2018 Contenuti

  • Contenuti

Casas literárias em São Paulo unem literatura, história e arquitetura

Atualizado: 24 de Abr de 2018

Museus conservam a memória de importantes autores do século XX: Guilherme de Almeida, Mário de Andrade e Haroldo de Campos.



Os sobrados onde célebres escritores viveram e produziram boa parte da sua obra transformaram-se nas três casas literárias em São Paulo – únicas do gênero na capital. Os casarões conservam a memória de dois grandes modernistas: Guilherme de Almeida (1890 – 1969) e Mário de Andrade (1893 – 1945); e do poeta concretista Haroldo de Campos (1929 – 2003). Além das visitações gratuitas, eles oferecem uma série de atividades culturais. Os três museus integram a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.


Visitar as casas literárias é como viajar no tempo, em um período fértil para o cenário artístico do Brasil do século XX

A Casa Guilherme de Almeida está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida, um dos mentores do movimento modernista brasileiro.



Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Além de ser a primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.


Mário de Andrade



Amigo de Guilherme de Almeida e um dos modernistas da semana de 1922, Mário de Andrade era um entusiasta do movimento artístico que florescia no Brasil. O poeta, escritor, crítico literário e musicólogo promovia saraus, festas e encontros para os intelectuais da época em sua residência, na Rua Lopes Chaves, 546. Mesmo após a sua morte, a casa permanece como ponto de encontro entre artistas e estudantes. Inaugurada em agosto de 1990, a Oficina Cultural Mário de Andrade oferece oficinas de literatura e escrita, além de uma exposição permanente com objetos pessoais do poeta.


Casa das Rosas

Outra casa literária de São Paulo é a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos. Uma mansão imponente construída em 1935 pelo arquiteto Ramos de Azevedo, responsável pelo projeto de importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.



Localizada em uma das avenidas mais importantes, a Avenida Paulista, o museu é dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. O espaço realiza intensa programação de atividades como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.


Sobre a Poiesis

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da lingua e literatura.


CONHEÇA AS CASAS LITERÁRIAS


Casa Guilherme de Almeida

Museu: Rua Macapá, 187, Pacaembu

Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943

Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391

De terça a domingo, das 10h às 18h.

Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br


Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo – SP

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 10h00 às 18h00.

Site:


Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.

Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).

Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br